11 de mar. de 2011

Funcionalidades...

A imensidão dos quartos de hotéis, as estradas que vão para todos os lugares, os enormes vãos de concreto das salas de embarque dos aeroportos, os toques de celular, as poltronas, os carrões, tudo isso pode ser entendido como um simples mecanismo de escape da solidão, representada por um solitário drinque bebido em um bar vazio, uma insônia em uma enorme cama vazia, em direção a uma vida sem viço onde a correria do cotidiano serve apenas para nos lembrar o quão a nossa vida se esvai pelos nossos dedos, como grãos de areia em uma praia isolada e distante.

Desculpem o pessimismo, mas o envelhecimento traz, além de sabedoria, medo, tristeza e desesperança. Aliás, essa última sempre foi minha companheira, e sinto que ela vem se agigantando nos últimos tempos, devido aos valores sociais que estão intrissecamente inseridos nas soluções modernas cotidianas, desejavéis por se transformar em sonhos induzidos. Encontros e desencontros, sobre o quanto a vida pode ser fútil, e o quanto é insustentável um projeto existencial baseado na insuportável leveza do ser principalmente, para se refletir sobre a nossa atual condição existencial. Sobre como um sem número de indivíduos constrói as suas vidas a partir do mais puro e simples hiato, dos interstícios entre as inúmeras ausências que teimam em aparecer em nosso horizonte de expectativas. 
Nos perdemos tentando nos encontrar ou encontrar algum motivo forte o bastante para continuar vivendo nesse mundo de loucos e analfabetos funcionais.

3 comentários:

RaH disse...

Gosteei!
Vou seguir o blog..
;)
BeijO, psico!

Ps: e essa angústia, essa tristeza toda, não concordo que seja pelo fato de estar envelhecendo.
Se for assim, tb sinto pq estou?
Acho que é por poder ver as coisas mais como são, sem o véu da ilusão.
Isso é bom sim, mas as vezes traz este sentimento de angústia.
Vc não é o único. Tenha certeza.

Rayane Mesquita disse...

Nem tudo está perdido. Há sempre uma luz, basta ter paciência para encontrá-la, mesmo que seja próximo ao fim.

Anônimo disse...

angustia passa, alias tudo passa basta ter paciencia pra esperar e forca para seguir em frente... se de outras oportunidades para buscar a felicidade... bjos